quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ma Memoire Sale



- Lava a minha memória suja neste rio de lama, a extremidade da tua língua me limpa por toda parte, e não deixa mais o mínimo vestígio daquilo que me prende e que me cansa. Infelizmente!
Cace, persiga-o em mim, é apenas em mim que ele vive.
E quando o tiver na extremidade do teu fuzil, não ouça se ele te implora, você sabe que ele deve morrer de uma segunda morte, então, acaba com ele... outra vez.
Chore! Eu tenho feito isso antes de você e não adiantou nada, quão bom é os soluços inundarem as almofadas?
Eu tentei, eu tentei, mas tenho o coração seco e os olhos inchados...
Então queime! Queima no momento em que se envolve na minha grande cama de gelo... A minha cama como uma banquisa que derrete quando você me entrelaça.
E mais nada é triste, e mais nada é grave, se tenho o teu corpo como uma torrente de lava...
A minha memória suja neste rio de lama...
Lava.
Lava.
A minha memória suja neste rio de lama...
Lava.


(Les Chansons D'amour)



/ Aconselho a todos a assistirem filmes franceses.
E sem ser dublado .

sábado, 22 de agosto de 2009

Pote de Ouro.

- Eu poderia contar as vezes em que pensava em você. Era só quando eu pensava em problemas ou complicações. Você era um tipo bem estranho de pedra no caminho,e esse obstáculo me bloqueou de uma forma tão forte, que eu me apeguei à ele. Eu pude muito bem atravessá-lo tempos depois, quando me debati de frente à ele. Mas, o caminho depois dele,a tal luz no fim do túnel, o pote de ouro no fim do arco-íris, de alguma forma não me interessou. E eu desejei a vida toda chegar ao fim, e nem sabia que o que ia realmente me fazer bem era o ínicio de tudo, a largada da corrida, os passos antes de adentrar a escuridão dos túneis, a chuva antes do arco-íris. Me parecia tão fútil largar tudo, desistir de tentar. Eu tentei, fui em frente, me desviei de você e de seu jogo, fui até o fim. E nem sabia que o meu fim mesmo era voltar tudo, largar meu prêmio, minha conquista, minha recompensa por toda essa espera, por todo esse jogo duro, que sacrificou 5 meses, alguns dias felizes e várias decepções da minha vida pra que eu pudesse vencê-lo.
Hoje me contento com esse seu jeito lento de piscar os olhos e esse sorriso bobo, que você tanto gosta de abrir a um palmo dos meus olhos. Nunca pensei que isso valesse mais que potes e potes de ouro, ou qualquer pessoa que esbanjasse perfeição. É por isso que eu não crio mais planos muito menos duvido desse jogo que a gente chama de vida. Minhas únicas jogadas agora são de comprar passagens e deixar que a intuição me mostre onde seguir, o resto... o resto a gente tira no dado e deixa a vida mexer as peças.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Amor Não Tira Férias - Adaptado


- Porque eu sempre gosto da pessoa errada ?
- Você não sabia que era a errada .
- Pff, já desconfiava . Não tem nada mais forte que café ?
- Uhum . Toma a vodka .
- Ha, valeu . Vou me expressar melhor . Porque eu sempre sinto atração por uma pessoa que eu sei que não é boa ?
- Eu acho que sei essa resposta . Porque você espera estar errado . E sempre que ela faz alguma coisa que mostra que ela não é boa, você ignora. E sempre que ela age bem e te surpreende, ela te reconquista . E aí você esquece a ideía de que ela não serve pra você .
- Exatamente !
- Hm .
- E pra combinar tem aquele velho chavão ; 'Eu não acredito que uma pessoa como aquela se interessou por alguém como eu' [...]Ela é uma pessoa muito fria, os dois devem estar dando muitas gargalhadas de mim agora. Mas, isso é clássico, e eu não quero estragar o seu natal .
- Tá tudo bem ! Eu gosto da sua companhia ... Você quer comer alguma coisa ? Que tal um fettuccine de Natal ?
- Legal...
- Olha . É difícil acreditar quando as pessoas dizem 'Eu sei como se sente', mas eu sei mesmo como se sente . Sabe . Eu estava, saindo com uma pessoa lá em Londres . Trabalhávamos no mesmo jornal. E aí descobri que ele também estava saindo com a Sarah ... Acontece, que ele não me amava como eu esperava. O que eu estou querendo dizer, é que eu entendo como é se sentir a menor e a mais insignificante criatura do mundo. E isso te faz sentir dores em lugares que você nem sabia que existiam. E não importa quantos penteados você fizer ou as academias em que entrar,quantas doses de vodka você tomar com as amigas... Quando você se deitar a cada noite, vai ficar pensando em cada detalhe, imaginando o que fez de errado ou como pode ter interpretado mal. E como foi, por um breve momento,você achou que podia ser tão feliz? As vezes você pode até se convencer de que ele,num passe de mágica, virá à sua porta. E depois de tudo isso, demore o tempo que ter que demorar,você vai pra um lugar novo,vai conhecer pessoas novas que vão fazer você se valorizar, e pedaçinhos da sua alma vão finalmente voltar. E aquela época torva,aqueles anos da sua vida que você desperdiçou, tudo isso começa,pouco a pouco, a desaparecer.

- Caramba ... Você precisa mais dessa vodka do que eu.

O livro, a cidade e as pérolas.


- E lá vai ele de novo . Ele insiste em voltar à cena do crime, onde todos seus medos e saudades permaneceram durante 3 meses . Ele precisava terminar sua história, precisava de um final feliz pra ela . Ele tinha a ostra, mas sem as pérolas dentro . Suas pérolas haviam sido retiradas de forma prematura, não permitindo-as tornarem grandes e valiosas . Mas eram apenas lascas esféricas brancas que valiam pouca coisa . Mas ele queria as pérolas, queria o fim da história, queria voltar à cena do crime.
Ele voltou, mas sem o intuito de procurar por um final feliz para seu conto inacabado. Seu objetivo era apenas pôr um ponto final dentre as páginas em branco, e reutilizá-las para uma nova história, talvez um suspense ou um livro de auto-ajuda. As pérolas, ele esperaria que sua ostra oca e confusa produzisse novamente. O Sr. Confusão estava determinado a retirar de si cada pedaço daquela cidade,como um médico opera um tumor maligno.E lá foi ele, puxando fio a fio das linhas de suas lembranças, enrolando em um carretel imaginário,e reaproveitando-as para mandar tricotar um novo casaco . De nada adiantaria se desfazer das lembranças. Eram lembranças mais ruins do que boas, mas precisavam ser lembradas. Ele deveria olhar toda hora pra elas e ver que não poderia cometer os mesmos erros, ou teria que ser mais feliz do que em certo momento passado já fora. Teria que vestir o casaco e usá-lo enquanto não encontrasse um casaco mais quente .
Suas lembranças foram o motivo para que ele corresse atrás de seus objetivos , e que terminasse sua história . Foi uma história muito mal contada, com mais metáforas e poesia do que a claridez que todos esperam ver , mas sua vida não era um livro aberto . Talvez fosse, mas era escrito em uma linguagem que apenas 5 ou 6 pessoas haviam aprendido a decifrar . Sr. Confusão foi embora contente da cidade, apesar de não ter encontrado um final feliz pra sua história . Ele simplesmente perdeu interesse nela, e talvez tenha esquecido de como era perfeito viver tudo aquilo .

A perfeição nunca lhe soou como a felicidade em si .

De um jeito que ninguém consegue enxergar.


E eu olho em volta, enxergo tantos rostos, todos felizes pelas vidas fúteis que levam, cheios de orgulho, por não serem como eu . Felizes por serem normais, fazendo listas de quantas meninas já ficaram, combinando de sair para torrar fortunas em lojas caras, jurando que vão mudar, que vão ser mais compreensíveis, que nao vão ter iludir. Mas quando eu olho pra você eu te enxergo como meu reflexo, e te vejo distante, diferente de todos os que continuam sonhando baixo, com vidas perfeitas, esperando que nada vai dar errado , que seus sonhos vão se realizar sem ter que mexer um unico dedo . E eu não vou ficar calado, te deixar ser levada por mais uma correnteza. Não vou deixar você se afogar como todas as vezes, você se afogou . Sei que vejo você de um jeito que mais ninguém consegue enxergar, talvez porque você tenha me ensinado durante 8 meses como te olhar com outros olhos, me ensinou a olhar pra sua alma antes de olhar pro seu cabelo , e te ver como você realmente é . Me ensinou a te entender, e eu consegui desvendar seus mistérios, e te ajudei a construir seus sonhos, até que a parte final de cada um deles fosse chamada de realidade . Eu sei que quando ninguém mais parecer se importar, você vai ser a primeira a dizer "Eu sei que você não está bem.Eu te conheço." . Você me conhece, talvez mais que eu próprio o faça,e eu não sei viver sem ter você . E sua mão não vou soltar.

Brilho Eterno.


- Eu gostaria de conseguir olhar dentre seus olhos e encontrar aquele brilho que jurava ser eterno. É justamente igual a olhar pro céu procurando o sol em um dia nublado. De que adianta adentrar o foco de sua visão dentre nuvens cinzentas, sabendo que não é mais possível se cegar com a luz daquele sol que te confortava, que te fazia sentir único, com aquele calor de queimar-lhe os ombros...
E eu espero que todas aquelas vezes em que seu sol brilhou justamente acima de mim, quando me dava até vontade de procurar uma sombra, de tão brilhante e bonita luz que emanava dele, voltem a acontecer. Mas dentre o Brilho Eterno e a mente sem lembranças voce optou por não decidir entre nada, deixando que as nuvens tomassem conta do seu sol.
Os dias nunca mais foram como antes, e como eu queria que aqueles dias ensolarados voltassem. Agora só me resta procurar formas pelas nuvens, com a incerteza de que seu sol ainda há de brilhar novamente por detrás delas,e me fazer sorrir novamente.

Tombos.

- Depois de tantos tropeços numa vida fútil, e cheia de obstáculos, eu comecei a ser feliz . Continuo, sempre³ tropeçando, mas agora eu não sento e desisto cada obstáculo . Hoje eu dou risada dos meus tombos, como se não tivesse sido nada, além de um simples tombo .
Mas eu descobri que não é tão engraçado quando riem dos seus tombos . Os tombos são seus, quem deve se levantar deles é você, quem deve achar graça deles é você,quem deve rir á cada fracasso, quem deve erguer a cabeça depois de tudo, é você, você, só você . E é mais engraçado você guardar seus fracassos pra você,sejam eles motivos de riso ou frustação . São seus tombos, seus sonhos, seus segredos, sua felicidade, sua vida, e ninguém tem o direito de rir dela , ou achar qualquer coisa errada ou certa sobre o que você pensa, ou como você age, ou como você é feliz .
E vai ser sua vida quem vai mostrar as pessoas certas, as pessoas que não vão rir dos seus tombos, e ao invés disso, vão lhe dar a mão, e ajudar você a se levantar . E não vale a pena seguir aqueles que torçem para que, a cada tombo, você prefira ficar deitado no chão, ao invés de erguer a cabeça .

Cidade 30.


Eu tenho andando atrás de respostas . Não as que vem de forma direta, mas sim aquelas que vem recheadas com mais uma charada . Não sei porquê, talvez seja pra me sentir sempre incompleto, e sempre buscar aquela coisa que me complete . Eu olho nos milhares de relógios em minha volta, e não sei em qual devo confiar,pois não sei qual deles marca a hora certa . Mas isso é bom, isso me força a usar a intuição e fazer aquilo que apenas meu coração manda . Quanto mais o tempo passa, mais sinto, cada um teu seu destino . E eu faço o meu, do jeito que eu acho melhor . E não são todos esses relógios confusos que vão me dizer que hora eu devo agir, ou simplesmente parar de tentar . Hoje mesmo eu aprendi uma coisa . Por mais que seus sonhos sejam impossíveis, estranhos ou sem noção, não deixam de ser sonhos . Sonho é uma palavra incompleta, precisa de outra pra tornar-se completa .Sonho sempre vai ser o passado da realidade.

Sobre o Amor .


- Creio não existir algo na vida mais ridículo que o tal . Ele define-se como metáfora, pode ser isso e aquilo ao mesmo tempo. Causa alegria e dor ao mesmo tempo, ilude e dá esperança a quem possui.Tem seus variados tipos, a versão mais fútil, que dura pouco tempo, pode ser facilmente encontrada em lojas de departamento,agências de viagens,lojas de roupas e sapatos,ou em supermercados.E sua versão mais atual pode ser facilmente comprada com algumas notas de 100, ou 50, ou 1 . Ao mesmo tempo em que te dá vontade de ficar, também te dá saudade . Você lê um livro de início, pra chegar no final,e no meio dele você deseja poder voltar ao começo, já que logo o final chega, e você se desinteressa por ele .
Amor é uma mistura de felicidade e dor, uma quimera malcriada que lança enigmas o tempo todo . É cego, desde que se possa enxergar alguém rico, ou com dois perfis lotados,ou com o cabelo mais lindo do mundo. Mas é cego, até o momento em que você procura apenas comer bolachas para lamber o recheio, e jogar o biscoito fora. A partir do momento em que você compra um livro só porque a capa é bonita, sua cegueira está curada. Sexo é o estado animal e pré-histórico do amor. É o amor expresso fisicamente. Mas dizem que o fogo mais ardente é aquele que é ateado sem poder se ver. E isso torna o sexo, apenas uma forma desfigurada do amor. O amor platônico,o amor não correspondido, e o amor material são apenas coisas que as pessoas criam para definir algo que nem elas sabem que sentem, ou não. Platônico é apenas uma forma de dizer que você ama alguém, mas não tem coragem de dizer, enfrentar toda a distância, as barreiras, seguranças, ou todas as pessoas do mundo, só por causa de uma pessoa, que ficaria deslumbrada, mas nem ao menos se importaria com isso,ou sim . O amor não correspondido é apenas uma doce forma de se referir à ilusão, pois não há um motivo, nem óbvio, nem ao menos egoísta, de amar alguém que nem ao menos corresponde isso à você. Mas as pessoas fazem isso para criar a esperança de que ela não é a única a sentir tal coisa,ela sempre espera que alguém a ame baixinho também, pra ela nunca corresponder, da mesma forma que não à fazem. Já o amor material, é uma simples atração por coisas que se movem ou não, com corpos bonitos ou diamantes em volta, que tem o poder de satisfazer você, mas sempre por um tempo limitado. Mas nenhuma dessas formas não levam o 'amor' em seus nomes. E isso é, extremamente ridículo. De tão egoísta,rude e individualista, o amor persegue cada palavra, cada canto, cada fase de sua vida. E se você chegou até ele, não é culpa dele. Ele não tem culpa de ser bonito, cheirar bem, parecer tão excitante. A culpa é sua, de se render à tal tentação.
Ninguém diz que amor é bom. Mas todos dizem que é necessário. Cabe a cada um de nós ler cada capítulo desse livro duas ou três vezes antes de querer chegar ao próximo. Ler o epílogo, o prefácio, até o sumário, se preciso, antes de seguir em frente, para que cada fase dele seja bem aproveitada, com olhos de cego e compreendimento de um sábio.
Ninguém pode definir amor. Nem com todas essas palavras, nem com uma dupla seguida de 1024 caracteres, ou, nem com uma biblía de ensinamentos, ou uma bibliografia de vida. O amor vai sempre ser o amanhã, o desconhecido, o passado que ronda sua cabeça, querendo voltar; o final do livro, enquanto você ainda está no clímax apenas. Vai estar sempre, com aquele alguém, que você sabe que nem em um milhão de anos, você vai estar do lado. Ou talvez esse alguém esteja apenas segurando uma plaquinha escrita Não há amor aqui e te dê um mapa, mostrando aonde ele está. Um mapa pra você se perder, e sempre achar as pessoas erradas. Um jogo, pra você perder durante a vida toda,e aprender a jogar cada vez melhor, pra que um dia , ou não, você vença, e ganhe um prêmio . O prêmio de saber aonde o amor de verdade está. Ou, aprender que você nunca vai achar alguém com amor, e ficar sozinho pra sempre.
O amor, é o ridículo, o desconhecido, o interessante da vida. É um livro de capa surrada, aonde as últimas páginas, estão em branco. Cabe a você decidir quando vai começar a escrever o final de sua história.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conselhos de uma imagem inversa.

- Eles dizem que você mudou. Já não é o mesmo, não te conhecem mais. Mas e você? Continua mesmo o mesmo, ou só mudou o corte do cabelo e comprou roupas novas? Ainda se reconhece vendo seu reflexo, ainda é você ali? É aquela mesma pessoa de dois anos atrás, cercado de amigos e sem nenhum mal a desejar? Ou será que você mudou também? Você, que diz tanto que já não aguenta ver as pessoas indo e vindo na sua vida, não teria entrado e saído sem bater ou sem se despedir da vida deles? Pois veja só. Mudara também.

-
Você já perdoou os erros dos outros? Perdoou mesmo, sem rancor algum? Aceitou cada um de volta na sua vida, com a mesma confiança de antes? Ou fez todos se tornarem donos de culpas que são suas, por não conseguirem esperar você jogar seu orgulho fora? É, não perdoara também.


- Esqueceu das tardes de céu laranja, das noites de filmes e cobertores e amigos, desses amores que você fez questão de destruir? Destruir por puro egoísmo, com a desculpa de estar indeciso, quando o que você tinha mesmo era medo, de se ferir, e não de ferir alguém. Esqueceu as notas do teclado, os poucos que prometeram não te abandonar e por fim abandonaram ? Sim, esquecera também.


-
Continua batendo na mesma tecla, fazendo essa história de uma letra só, acreditando que há de haver alguém que saiba ler e dizer que te entende? Continua correndo atrás de quem já não merece seu esforço, continua não desistindo de tudo que você crê que pode ser salvo por esperança e um pouco de sacrifício? Continua também.


-
Ainda não entende esse porquê da vida e o porquê de tanta mudança, sendo que só se adapta ao que já é acostumado, sim, ainda. Ainda tenta salvar seu mundo e o mundo dos outros também, ainda tenta ser útil e generoso achando que vai ser recompensado em dobro. Bobo.


-
Pensou que a vida era fácil? Achou que os inimigos e os problemas esperassem você ser adulto para você ser forte o bastante para acabar com eles, certo? Tão ingênuo, tão jovem, ainda pensa que tem muito a viver, mas continua no mesmo lugar, como sempre. Vive às vezes, e extravasa com as oportunidades, e só usufrui com dor, ao invés de saudades.


-
Fala tanto dos outros, se sente tão culpado por tudo, pensa que não pode nada. Aonde você vai parar? Em que cidade você quer morar, com quais amores você quer morrer? Se decida, garoto. A vida é curta demais. Ah sim, você aposta em tudo com todas as fichas. E quando você tiver perdido tudo, e quando não sobrar ninguém pra você apostar?


-
Para de procurar pela pessoa certa, jovem. E para de achar que todas elas são. São todas erradas, tem dúvidas como você, tem medo como você. Pelo menos cem por cento delas já sentiu o que você sentiu, de uma forma mais particular ou correspondente à você. Não é só você que ainda está sozinho e perdido, não é.


-
Pare de quebrar corações, de machucar essas almas. Isso vai te machucar. Tudo que você precisa é encontrar algo que ame e que ame você com todas as certezas, ame você e que não tenha nada acima disso.


-
Isso que você vive são momentos, não são eternos. Pare de pensar que não pode viver sem os amigos que vão te abandonar, sem os dias que vão passar, sem as coisas que você não poderá fazer. Porque passa. Até uva passa, homem.


-
Procura, decide, tenta, machuca, perdoa. Só faz isso. Ser feliz é consequência. E seus inimigos sofrerão também. E você só poderá sentir pena, pois eles terão escolhido o orgulho, e você o perdão. Seus amigos irão embora, você também. Mas eles terão escolhido outros caminhos, outras vidas, outros. E você terá escolhido a saudade. E quanto aos amores, apenas ame. Se foi verdadeiro, volta, se foi impossível, acontece, se não foi amor, esquece.


-
Cresce criança, para de se preocupar com tanto! Em último caso ainda terá as estrelas, um pedido a ser feito a cada uma delas. Terá também as horas, um segundo a menos a cada passo, e logo um novo Depois também. Só para de sofrer tanto, e dizer que não tem futuro.


-
'Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.'


E só tú pode te cativar infinita e inteiramente.